Peças Fundamentais para um PC!

Como você já sabe TODAS as Peças do Computador são Importantes para que ele Funcione... Mas aqui estão as Principais: (OBS: Se você clicar nos links ela Abrirá com a foto das Peças.)

Principais Peças para um computador funcionar

As principais peças que um computador precisa para funcionar são: Placa mãe com processador, cooler e memória ram, um HD, uma Fonte para poder dar energia para estas peças, teclado, mouse e um monitor para poder visualizar as imagens na tela. Sem o processador, memória ram ou hd um micro não funciona.

Placa mãe ou motherboard

A placa mãe também chamada de MotherBoard é a maior e a principal placa que existe dentro do nosso gabinete. Todas as peças do nosso computador são ligadas na placa mãe por isso dizemos que ela é a mãe de todas as placas ou seja ela é a principal placa, sem ela o micro não funciona. Na placa mãe encontra-se o processador e em cima do processador fica o cooler que é o ventilador responsável por resfriar o processador que é uma peça que esquenta muito facilmente.

Processador

O processador é o cérebro do computador ele é responsável por todo o processamento da máquina. Para os iniciantes em informática basta por enquanto saber que o processador é a central de processamentos da máquina e que ele também é um dos responsáveis pela velocidade do micro.

Unidades de Medida em Informática Mega Hertz (MHz), Giga Hertz (GHz)

Existem processadores com várias velocidades e essas velocidades são medidas em Hertz ou Giga Hertz que são as unidades de medidas utilizadas para medir a velocidade de um processador. Quando você escuta alguém falar que possui um Pentium 2.4 Giga Hertz ou 2.4 Ghz quer dizer que ele possui um processador da marca Pentium com velocidade de processamento de 2.4 Giga Hertz. Os processadores foram evoluindo com o tempo, existia por exemplo o processador de 400 Mega Hertz, 450, 500, 600, 750, 900 Mega Hertz quando chegou em 1000 Mega Hertz diz-se apenas 1 Giga Hertz, depois do mega hertz vem o giga hertz quanto mais megas ou giga hertz tiver o seu processador mais rápido ele será. As unidades de medida em informática são como as unidades de medidas que estamos acostumados, é como se fosse peso, por exemplo: 100 gramas, 200 gramas, 900 gramas ao invés de falarmos 1000 gramas dizemos 1 Kilo em informática ao invés de falarmos 1000 megas falamos 1 giga que é a próxima unidade de medida após o mega hertz..

Fontes: Eu mesmo! =)

Prolongando a Vida ultil do seu PC!

Como Prolongar a vida ultil do seu PC?
Aki está umas das mais utilizadas pelos usuários :

Limpeza de componentes

Assim como você não gosta de sujeira, seu computador também não. Tanto o cooler quanto o gabinete acabam acumulando muita poeira (sem contar os outros componentes) e isso é prejudicial para o bom desempenho da máquina.

Para prevenir o mau funcionamento do computador é recomendada uma limpeza periódica (ao menos do gabinete e do cooler) entre seis meses e um ano, para computadores que ficam em ambientes com pouca poeira, e a cada três ou quatro meses no caso de ambientes com muita poeira ou que passaram por reformas recentemente.

Assim como os programas precisam ser limpados, os componentes também precisam

Lembre: utilize um pincel ou algo macio para a limpeza e tome cuidado ao retirar o cooler para limpeza, pois ele fica quase em cima do processador. E claro, limpar os periféricos também ajuda a prolongar a vida útil desses itens.

Manter refrigerado e em local apropriado

Proteja o computador do sol, umidade, líquidos e luz solar em excesso. Luz solar direta sobre o gabinete, associada a um ambiente com pouca ventilação, pode causar superaquecimento e travamentos. Adicionalmente, você deve ter equipamentos para refrigeração adequados, conforme os componentes que você tenha instalados.

Como um recurso mais acessível e fácil de ser encontrado, você pode adicionar coolers na placa de vídeo, processador e gabinete. Existem componentes com tamanho e potência adequada para cada caso e há programas que podem ajudá-lo a verificar a temperatura de seu computador e apontam se ela está adequada.

Da mesma forma, não é recomendado fazer overclock no processador ou placa de vídeo, pois se o computador não receber ventilação adequada, esse procedimento pode causar a perda do componente em questão.

Cuidar da saúde do computador é essencial

Desinstalar programas não utilizados

Para esta tarefa é recomendada certa cautela e escolha criteriosa, a fim de evitar posteriores inconvenientes. Será necessário acessar, no Menu Iniciar, o “Painel de Controle”. Feito isso, entre em “Programas” e em “Alterar ou Remover um Programa”. Aqui são listados todos os programas instalados e são detalhadas informações sobre eles.

Verifique se há programas não usados e utilize a ferramenta de desinstalação. Não se esqueça de apagar as pastas dos programas desinstalados.

Limpeza de registros

Os Registros do Windows são constantemente atualizados e modificados, mesmo que você não saiba disso. Quando se instala um programa, as informações dele são adicionadas ao Registro. À medida que instalações são feitas, novas alterações ocorrem, porém, quando um programa é desinstalado, essas informações permanecem no Registro fazendo com que ele acumule dados desnecessários.

Essas entradas inválidas no Registro podem causar travamento e erros no computador, portanto é recomendado que se faça constantemente uma limpeza nos Registros para otimizar o desempenho e retirar informações inúteis.

No Baixaki, você encontra diversos programas para limpeza e otimização do Registro, além de programas de limpeza de disco rígido que também contam com uma ferramenta destinada ao Registro. E para saber mais sobre o assunto, clique aqui.

Desfragmentação do sistema

Após muitas alterações, instalações e desinstalações feitas em seu computador, ele começa a ficar lento, pois o sistema demora muito tempo para encontrar o caminho dos programas em meio a tantos “restos” deixados entre eles. Quando isso acontece, é necessário fazer uma desfragmentação de disco, para que o sistema possa organizar seus arquivos.

Este é um procedimento simples, porém requer algum tempo com o computador parado para que seja realmente efetivo seu resultado. Caso você não disponha deste tempo, veja aqui como desfragmentar apenas alguns arquivos ou pastas do sistema.

Instalar e manter atualizados antivírus, firewall e anti-spyware

Cuidado com as pragas virtuaisNem é preciso comentar que à medida que a internet evoluiu, as “pragas virtuais” acabaram por se propagar com mais facilidade. Hoje, todo internauta sabe que precisa se proteger contra vírus, trojans, worms, spywares e outras formas de acesso indesejado que podem acabar em uma grande dor de cabeça.

Códigos mal-intencionados e esse tipo de ameaça podem danificar, travar, causar comportamento inadequado de programas ou até mesmo consequências mais drásticas (como danos irreparáveis) ao computador. Para evitar este tipo de transtorno, tenha sempre bons antivírus, anti-spyware e firewall devidamente instalados e atualizados.

Uma medida simples, porém efetiva, é sempre tomar cuidado ao abrir (ou executar) anexos de emails vindos de fontes desconhecidas.

Ligar e desligar o computador

O ato de ligar e desligar o computador continuamente pode causar o desgaste acelerado de alguns componentes, principalmente coolers e discos rígidos. Alguns dos erros causados pelos SOs poderiam ser evitados se o computador pudesse permanecer sempre ligado, pois muitas vezes é no ato de desligar a máquina que alguns arquivos são corrompidos, causando erros antes inexistentes. Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.

Não ligar o computador em tempestades

Ligar o computador quando o mundo está acabando lá fora pode trazer problemas. As descargas elétricas geradas durante uma tempestade podem causar a queima de componentes essenciais trazendo como consequência a perda total do computador.

Estabilizadores e no breaks

A rede elétrica tem muitas oscilações de corrente, que podem causar danos ao computador. É recomendado que você tenha ao menos um estabilizador para prevenir isso, mas o ideal mesmo seria comprar um no break, pois mesmo que ocorra uma queda de energia, o computador permanece ligado para que você possa desligá-lo de maneira apropriada.

Evitar choques no gabinete

Proteja seu gabinete! Os discos rígidos rodam com uma velocidade muito alta e choques contra o gabinete podem causar travamentos ou até mesmo danificá-los.

Memória RAM e HD

Trocar o disco rígido e a memória RAM são procedimentos que não necessariamente aumentam a vida útil de um PC, mas podem prolongar seu tempo de permanência com um computador. O disco rígido, com o tempo de uso, acaba se desgastando e trocá-lo pode ser uma alternativa menos dispendiosa do que trocar o computador inteiro. Aumentar a quantidade de memória RAM (conforme a capacidade disponível) certamente vai melhorar o desempenho do computador.

Formatar o computador

Esta não é a solução para todos os problemas, porém é um procedimento que pode ser muito saudável se feito de tempos em tempos. Quanto tempo? Para responder a uma pergunta como essa, deve-se aplicar o bom senso.

Se seu computador está lento, travando e com o desempenho muito abaixo do esperado e, não importa o que seja feito, nada resolve, talvez seja um bom momento para uma formatação. Caso deseje ler mais sobre formatação, acesse este link.

Fonte: Baixaki

Ranking de Antivírus

Aqui está um Ranking dos Melhores Antivírus Utilizados Gratuitamente.

1º - Avast! Antivirus Home Edition 4.8: a interface desse antivírus parece um tocador de MP3. Mesmo diferente, ele remove vírus com eficiência e protege o PC durante os download em redes P2P. É o antivírus gratuito com o melhor desempenho no teste: ele removeu 97% (1.964) do pacote de vírus.

2 º - Comodo Internet Security: o grande lance do Comodo é o seu firewall que protege o PC de ataques externos. Outro destaque do programa é o baixo consumo de memória durante a varredura, só 4,6 MB. Dos 2.019 vírus, o Comodo aniquilou 1.773 deles.

AVG 8.5: popular antivírus que protege contra vírus de boot e de arquivo. Tem funções para programar verificações, limpar e-mails infectados e vasculhar a segurança dos links da web. Foi o terceiro melhor programa no teste do INFOLAB: achou 1.530 vírus no pacote com 2.019 pragas.

Avira Antivir Personal 9: nos testes, o Avira teve um desempenho um pouco melhor do que o AVG: encontrou 1.729 arquivos infectados no pacote de vírus. Contudo, o programa consome muita memória na hora de varredura, cerca de 135 MB. Além disso, ele não verifica vírus de e-mail e nem tem firewall.

Rising Free Antivirus 2009: feito por engenheiros chineses, esse antivirus tem sistema de captcha (um sistema de verificação por senha) e um recurso para monitorar vírus de pen drive. Apesar das inovações, o programa é fraco na hora de detectar vírus: encontrou apenas 1.070 no pacotão de 2.019.

PC Tools Antivirus Free Edition 6: este antivírus tem uma interface bastante intuitiva e fácil de usar (graças aos comandos autoexplicativos e em português). Só que isso esconde um problema: seu pobre sistema de detecção de vírus. O PC Tools localizou apenas 649 vírus do pacotão, ou seja, 32%.


Fonte: Info Oline

Organizando os Arquivos do seu PC




Trabalho quase o dia todo em frente ao computador e com o tempo consegui me habituar a manter meus arquivos, relativamente, organizados. Se você tem problemas com a organização dos seus arquivos, se já perdeu tempo procurando um documento ou foto antiga, e o pior, se não encontrou mais, acho que esta dica serve como iniciativa para você manter os arquivos do seu computador em ordem. =D

Os arquivos mais comuns em computadores são: fotos, músicas e documentos. Vamos a dicas simples para organização destes tipos de arquivos:

FOTOS

1) Se você tem máquina digital, e tem o hábito de “descarregar” as fotos no seu computador, crie uma pasta exclusiva para passar estas fotos, com um nome adequado (Ex: Fotos da minha câmera).
2) Nesta pasta crie subpasta com os anos em que as fotos foram tiradas.
3) Nas pastas dos anos crie outra subpasta, que identifique o evento das fotos, por exemplo: “Pagode na Casa do Gago” ou “Churrasco no Terreiro de Sinhá”
4) Descarregue as fotos dentro desta subpasta.

MÚSICAS

1) Crie uma pasta exclusiva para colocar suas músicas, com um nome adequado, por exemplo: “Mp3″ ou “Músicas”
2) Na pasta criada, crie 2 subpastas: “Internacionais” e “Nacionais”
3) Dependendo do Artista, crie uma pasta dentro das subpastas anteriores (com o nome do artista), e coloque suas músicas nesta pasta.
4) Você ainda pode criar subpastas, dentro da pasta do artista, referente a cada Album do mesmo (é assim que eu faço).

DOCUMENTOS

1) Assim como nos itens anteriores, crie uma pasta exclusiva para seus documentos, pode ser com o nome de “Documentos”.
2) Dentro desta pasta, crie subpastas referentes as categorias dos documentos, por exemplo: “Trabalho”, “Faculdade”
3) Nestas subpastas coloque seus arquivos, você pode ainda criar subpastas referentes aos anos dos documentos.

Se você acha que seu computador já está uma “zona” e não vale a pena fazer tudo isso, o ditado “antes tarde do que nunca” deve ser lembrado. Ou você pensa que, amanhã ou depois, os computadores serão esquecidos. Provavelmente você terá que lidar com estas máquinas por grande parte da sua vida.

Fonte: Uma Dica por Dia